O consórcio imobiliário se trata de uma modalidade de autofinanciamento, onde diversas pessoas se unem com o propósito de comprar um bem em comum.
Por este motivo, ele tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada para quem deseja adquirir um imóvel, principalmente nos últimos meses com a alta da taxa básica de juros Selic.
Evolução da Selic
Conforme informações disponibilizadas pelo Banco Central, há dois anos a Selic atingiu o patamar mínimo histórico de 2% ao ano, percentual mantido até março de 2021.
Desde então, foram realizados consecutivos aumentos. Em dezembro de 2021, a Selic estava em 9,25% ao ano. Em 2022, a sequência de reajustes elevou a taxa aos atuais 13,75% ao ano e se manteve.
Qual impacto a alta de Selic gera?
Um dos impactos diretos da alta de Selic foi o encarecimento dos financiamentos, que passaram a ter juros mais altos. Já, em contrapartida, o valor dos imóveis sofreu uma pequena queda pela escassez no mercado.
Contudo, o consórcio, concorrente do financiamento, teve um aumento nas adesões, já que ele são corrigidos pelo IPCA. Assim, tornando essa modalidade mais atrativa para quem deseja comprar um imóvel parcelado e sem juros.
Qual a diferença entra financiamento e consórcio?
O financiamento imobiliário é realizado a partir da concessão de crédito por uma instituição financeira para compra do imóvel, sendo feita uma verificação prévia de crédito para a liberação do recurso.
Quando aprovado, o consumidor assina um contrato que irá estabelecer as condições de pagamento do financiamento, como valor das parcelas, prazos e juros. A aquisição do imóvel ocorre de forma imediata após a liberação do recurso.
Já o consórcio imobiliário, é oferecido por instituições financeira e construtoras. Na prática, funciona como um fundo com valor de uma carta de crédito. A administradora responsável pelo fundo reúne vários consumidores que pretendem comprarem um imóvel. Cada um deles é responsável por pagar o valor das parcelas, dentro do prazo específico no contrato.
A administradora realiza sorteios, que costumam ser feitos mensalmente, para contemplar um dos participantes do fundo, sendo possível antecipar o recebimento do recurso através de ofertas de lance.
Quais os benefícios do consórcio?
Por ser uma modalidade alternativa, que não cobra juros e possui outras características, muitos brasileiros têm dúvidas sobre os benefícios do consórcio. Então, decidimos esclarecer alguns deles, como:
Custo baixo
Poucos sabem disso, mas o consórcio não exige um valor inicial de entrada. Não cobra juros, apenas taxa de administração. E apesar disso, o resultado no custo efetivo da compra do bem pelo consórcio é até 8 vezes mais econômico que outras formas de crédito.
Melhora o planejamento financeiro
Muitas pessoas têm bastante dificuldade para cortar gastos extras e fazer um planejamento financeiro adequado. Como o consórcio é um compromisso, é praticamento certeza que você vai conseguir estruturar melhor seu orçamento, ficando em dia com as prestações e tendo a chance de receber a contemplação.
Parcelamento Integral
Tão fundamental quanto os prazos e as ausência de juros é a vantagem do parcelamento integral. Em outras palavras, ao escolher um consórcio, o valor do bem vai ser dividido de integralmente na quantidade de parcelas que você se comprometeu a pagar.
Maior poder de negociação
Quando um integrante é recebe sua carta de crédito, ele tem a quantia integral do plano adquirido. Assim, possibilitando ao comprador ter o pode de compra à vista e com melhor valor.
Agora que você está por dentro do consórcio e seu benefícios, que tal falar com nosso especialista?