Quem sonha em adquirir um carro ou uma casa, pensa em duas opções, financiamento e consórcio.
Contudo, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a diferença desses meios e qual o melhor para se utilizar.
Então, neste artigo, vamos explicar as principais características de cada um e ajudar a escolher a opção que mais se adequá às suas necessidades.
Como funciona o Financiamento?
O financiamento é uma opção na qual uma instituição financeira, banco, financeira, factory, empresta dinheiro para o cliente adquirir o seu bem.
O valor do bem adquirido é dividido em parcelas, acrescidas de juros e taxas, e o cliente paga essas parcelas ao longo de um período de 30 a 35 anos, onde ao final do pagamento, o cliente se torna o proprietário.
Uma das principais vantagens do financiamento é a possibilidade de adquirir o bem imediatamente, já que o dinheiro é liberado pela instituição financeira assim que o contrato é assinado. Além disso, o cliente pode escolher o prazo e o valor das parcelas que cabem no seu orçamento.
Por outro lado, o financiamento pode ter juros elevados, tornando o valor total do bem mais alto do que o seu preço original. Ademais, o cliente precisa comprovar a sua capacidade de pagamento logo no início para obter o crédito, bem como dar uma entrada de 20% do valor do bem, o que em muitos casos dificulta o acesso ao crédito.
Como funciona o Consórcio?
Já o consórcio é uma opção no qual um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem em comum.
O grupo é administrado por uma empresa especializada, que organiza sorteios mensais para definir quem terá o direito de receber o crédito para adquirir o bem. O cliente escolhe o valor do crédito e o prazo em que deseja pagar as parcelas.
Uma das principais vantagens do consórcio é que não há juros, o que torna o valor final do bem mais acessível. Além disso, o cliente pode escolher um prazo mais longo para pagar as parcelas, o que reduz o valor mensal que ele precisa desembolsar.
Por outro lado, o consórcio pode demorar mais tempo para contemplar o cliente, já que o sorteio mensal pode não ser favorável. Contudo, o cliente pode utilizar caminhos alternativos como o lance para “força” a sua contemplação e receber o crédito de imediato.
Qual é o melhor para mim: consórcio ou financiamento?
Depende, se você tem pressa em adquirir seu bem e o precisa o quanto antes, utilizar o financiamento pode ser o melhor caminho. Contudo, precisa ter em mente que você irá pagar uma alta quantidade de juros.
Agora, se você tem tempo para planejar, desejar economizar para multiplicar seu patrimônio no decorrer da sua vida e ter uma parcela mais acessível, o consórcio deve ser a melhor escolha para você.
Por fim, se você tem o valor de entrada, mas deseja os benefícios do consórcio, o nosso conselho é partícipe de um consórcio e ofereça um lance para ser contemplado com o valor de 20% da entrada.
Agora, que você já conhece a diferença entre o consórcio e o financiamento, e já tem uma estratégia em mente, deseja falar com nossos especialistas?