Essencial para empresas de grande, médio e pequeno, o Capital de Giro é o recurso primordial para a empresa crescer, arcar com as despesas e pegar os fornecedores.
Portanto, ficar antenado sobre as melhores alternativas, novas linhas do mercado e estratégias que podem ser utilizadas é o ponto-chave para o empresário.
E para ajudá-lo preparamos esse guia. Confira!
O que é Capital de Giro?
Capital de giro é o valor que uma empresa tem disponível para cobrir todas as suas despesas operacionais e manter o negócio em funcionamento.
Em outras palavras, é a diferença entre os recursos de uma empresa, incluindo os valores em caixa, no estoque, em contas bancárias e em contas a receber, e os custos que devem ser arcados, como salários, pagamento de fornecedores e tributações.
Em suma, o capital define a reserva necessária para o empreendimento cumprir com suas obrigações financeiras, sem prejudicar a saúde da operação.
Qual a importância do capital de giro na sua empresa?
O termo “giro” se referre ao ciclo financeiro de uma empresa, que é marcado pelo movimento de entradas e saídas de dinheiro.
Em alguns momentos desse ciclo, é possível ter mais despesas do que receitas, pode estar em um intervalo de tempo entre o pagamento de uma conta e as data de recebimento por uma venda, por exemplo.
Nesses casos, é indispensável contar com um capital de giro saudável para conseguir arcar com os seus gastos. Afinal, se você esperar o recebimento do valor necessário para pagar suas despesas, pode sofrer com imprevistos e consequentemente, ter graves prejuízos.
Contar com uma reserva financeira oferece mais segurança para a sua operação, garantindo a continuidade e a lucratividade das suas atividades, além de permitir a realização de investimentos para a expansão do negócio.
Isso é ainda mais importante para lojista que aceitam parcelamentos e têm que aguardar um prazo maior para receber o valor total de suas vendas.
O capital de giro, portanto, é um indicador extremamente importante para os empreendedores planejarem suas empresas em pleno crescimento.
Como conseguir Capital de Giro?
A maneira mais correta de se adquirir capital de giro é através da economia da sua empresa para gerar uma reserva, mas como sabemos, no início da empresa não é tão fácil capitalizar, por esse motivo existem outras duas formas, são elas:
Capital de Giro através de financiamento
O mais clássico e mais conhecido, o Capital de Giro por financiamento libera uma quantia em dinheiro, mediante cobrança de juros, para você injetar na sua empresa e ter mais saúde, dependo da avaliação de crédito.
Capital de Giro através de consórcio
Nessa modalidade, você também contribui para a liberação do seu capital de giro. Contudo, é necessário ter uma imóvel quitado em seu nome para fazer a liberação. Em contrapartida, ela disponibiliza prazos mais alongados para pagamento e taxas até 7,6 vezes mais baratas que a acima mencionada, sendo assim mais recomendada para empresas de pequeno e médio porto.
Se você quiser saber mais sobre o Capital de Giro por consórcio e outras modalidades que oferecemos para seu empreendimento, toque em falar com especialista.